Agronegócio
A tecnologia na agricultura em debate
Evento realizado no Campus Capão do Leão da UFPel reúne nomes importantes da agricultura nacional
Discutir a utilização de ferramentas tecnológicas no presente e no futuro do agronegócio. Essa é a proposta do evento Agricultura 4.0 - Desafios e Perspectivas que ocorrerá nesta sexta-feira (23), das 8h às 15h30min, no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A atividade é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), juntamente com o Núcleo de Estudos em Economia e Agriculturas, e faz parte do IV Seminário do programa. A cada ano, um novo tema é escolhido para ser trabalhado. Segundo o professor Mário Canever, um dos organizadores do evento, a escolha deste ano foi devido à atualidade e à importância do tema. "Essas tecnologias têm impacto no Brasil", afirma. Canever, que atua na orientação de alunos de mestrado do PPGDTSA, destaca que o evento será intenso, pela importância dos painelistas no cenário nacional.
A atividade também tratará de temas diretamente relacionados com a agricultura, como a Biotecnologia. O professor aposentado João Carlos Deschamps, colaborador de pesquisas sobre o tema na UFPel, estará, pela manhã, no painel O presente e o futuro na agronomia junto com José Paulo Molin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Deschamps pretende abordar os impactos e as tendências da biotecnologia na agricultura e no setor de alimentos, além de realizar uma breve descrição da rede de biotecnologia da Região Sul, a SulBiotec. Ele destaca que os espaços de discussão sobre o assunto são importantes e ressalta que o histórico da UFPel na agricultura é interessante.
Já no turno da tarde será possível acompanhar painéis em que serão abordados temas como o conciliamento entre produção e sustentabilidade, agricultura familiar e patronal, fronteiras do conhecimento e o presente e o futuro na agronomia. Entre os presentes neste período estarão o professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Márcio Buainain, e o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa - Pelotas, João Carlos Costa Gomes.
De acordo com o organizador do seminário, não há mais vagas devido à grande procura. A atividade será na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem).
Programação
Manhã
8h30min - Credenciamento
9h - Abertura
Das 9h30min às 11h30min - Painel: A agricultura presente e futuro
- Agricultura de precisão (palestrante: José Paulo Molin, Esalq - USP) e
- A biotecnologia e a agricultura (palestrante: João Carlos Deschamps - UFPel)
11h45min - Intervalo para o almoço
Tarde
13h30min - Fronteiras do conhecimento na agricultura (palestrante Antônio Márcio Buainain - Unicamp)
15h15min - Intervalo
Das 15h30min às 17h - Painel: Produção e sustentabilidade
- Produção e sustentabilidade na perspectiva da agricultura patronal (palestrante - João Carlos Costa Gomes
- Embrapa Clima Temperado, Pelotas)
- Produção e sustentabilidade na perspectiva da agricultura familiar (palestrante Murilo Damé Paschoal - Safras & Cifras, Pelotas)
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário